António Cunha aceitou o convite e apresenta-se a votos já no próximo dia 13 de outubro.

António Cunha, ex-reitor da UMinho, é o nome escolhido pelo PS e pelo PSD para uma candidatura à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). A notícia avançada pela RUM dá conta que a decisão foi tomada após alguma discussão entre as partes, a menos de um mês do ato eleitoral.

Natural de Braga, António Cunha exerce atualmente a presidência da Direção Executiva da Associação Laboratório Colaborativo em Transformação Digital. No seu currículo, constam cargos como o de reitor da academia minhota (2009-2017) e o de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (2014-2017).

A eleição indireta para presidente das CCDR está marcada para o dia 13 de outubro, segundo despacho publicado em Diário da República a 10 de setembro. Este regula que o ato decorra “em reunião de assembleia municipal que pode ser convocada especificamente para esse fim, em simultâneo e ininterruptamente em todas as assembleias municipais”.

O documento prevê ainda que a eleição indireta para vice-presidente das CCDR decorra no mesmo dia, “nas instalações das comunidades intermunicipais e das áreas metropolitanas, em simultâneo e ininterruptamente em todas as comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas”.

Fernando Freire de Sousa, atual presidente da CCDR-N, revelou esta terça-feira que não pretende candidatar-se às eleições indiretas para a presidência da instituição. Num comunicado enviado à agência Lusa, esclarece que a decisão se deve a uma “conjugação de diversas ordens de razões”. Destaca a “profunda discordância em relação à lei que define o processo eleitoral”.

Freire de Sousa acrescenta que tal desacordo “diz respeito a muitos dos seus principais eixos concretos”, mas também ao que considera ser “um contributo regressivo para uma evolução societal assente em dimensões de mais equilíbrio e capacitação e de maior consistência e robustez institucional”.

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foram criadas em 2003 por decreto governamental. São organismos dotados de autonomia administrativa e financeira que visam o desenvolvimento integrado e sustentável das regiões, contribuindo para a competitividade e coesão do território nacional. Atualmente existem cinco CCDR, localizadas no território continental.