Guga fez o único golo da equipa minhota.

O FC Famalicão e o SL Benfica disputaram, esta sexta-feira, o encontro que deu início à primeira jornada da Liga NOS. Os encarnados levaram a melhor, por 1-5, e impuseram aos minhotos uma derrota caseira na estreia do campeonato.

O jogo inaugural da edição 2020/21 começou equilibrado, com o FC Famalicão com ideias da temporada transata, a recorrer às saídas de bola desde a defesa e a aproveitar o jogo da transição. Contudo, o SL Benfica desde cedo mostrou-se mais agressivo e condicionou, assim, o jogo da equipa de Vila Nova de Famalicão.

O jogo prosseguiu sem grandes oportunidades de golo, mas as águias impuseram sempre o ritmo. Com maior posse de bola, a equipa visitante continuou a perturbar a defensiva dos minhotos e, aos 19 minutos, Waldschmidt marcou o primeiro golo do campeonato e atirou o conjunto da capital para a frente do marcador.

O FC Famalicão teve uma resposta imediata e, no minuto seguinte, esteve perto de empatar, mas o guarda-redes Vlachodimos evitou o golo. Mais tarde, à passagem do minuto 21, a equipa de Jorge Jesus reforçou a vantagem por Everton.

A turma de João Pedro Sousa tentou reagir, mas os encarnados não tiraram o pé do acelerador e continuaram a pressionar, de forma a reduzirem o espaço dos minhotos e causarem dificuldades na defensiva famalicense. Com um SL Benfica mais rápido e mais dominante, o terceiro golo acabou mesmo por surgir. A três minutos do intervalo, Alex Grimaldo marcou de livre direto e fez o 0-3.

No regresso dos balneários, o FC Famalicão entrou melhor e mais solto, mas as águias não reduziram a intensidade e, aos 52 minutos, Rafa Silva, após um longo trabalho na área, conseguiu fazer mais um golo para a equipa de Lisboa. A equipa da casa voltou a apresentar dificuldades e, aos 58 minutos, o guardião Ivan Zlobin, com os pés, evitou o quinto golo dos visitantes.

O SL Benfica queria mais e Waldschmidt conseguiu mesmo bisar na partida e fixar o 0-5 no marcador. O FC Famalicão continuou a correr atrás do golo e, depois de uma combinação com Rúben Lameiras, Guga acabou por reduzir a diferença para 1-5, resultado que perdurou até ao final do jogo.

Este desfecho marcou assim um início negativo do FC Famalicão na Liga NOS. Na próxima jornada, a equipa famalicense defronta a Belenenses SAD, num encontro marcado para o dia 28 de setembro às 19h45, no Estádio do Jamor.