As diversas fotomontagens de Malala Andrialavidrazana vão estar expostas de 11 de Setembro até 31 de Outubro, com entrada gratuita.

“Figures”, de Malala Andrialavidrazana, questiona os poderes da significação e da linguagem imagética através da intersecção de elementos como atlas regionais e mundiais, notas bancárias, revistas, selos e capas de álbuns que marcaram a sua geração. Está integrada no festival Encontros da Imagem de 2020.

O projeto “Figures” é uma tentativa de reenquadrar o conhecimento que pensamos ter do mundo através de uma visão da cartografia enquanto meio privilegiado de retratar situações limitadas pelo fenómeno da globalização. Este é retratado por vários símbolos de domínio económico herdados do colonialismo.

A abordagem reconstrutiva e desconstrutiva da artista tenta fazer um retrato mundial através de perspetivas radicalmente divergentes. Deste modo, incentiva uma reflexão sobre o mundo que nos rodeia, auxiliando-se de representações pictóricas de espécies em extinção e do contraste de figuras culturais emblemáticas com retratos de pessoas comuns.

A apresentação, que conta com vários quadros e uma projeção do trabalho de Malala Andrialavidranaza, foi apresentada este sábado, dia 11 de Setembro. Contou com a presença do Presidente da Câmara e de elementos da administração do Altice Forum Braga.