Projeto iniciado em 2017 distinguiu-se na categoria "Agricultura e Floresta". Ganhou ainda o prémio especial da REN - Biodiversidade e Floresta.

A Incubadora de Base Rural (IBR) de Guimarães foi vencedora da 11ª edição do Green Project Awards, na categoria Agricultura e Floresta. Este prémio reconhece candidaturas de iniciativas, serviços ou produtos que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura e das florestas de Portugal.

É considerado ainda o seu valor gerado para a manutenção, proteção e conservação da sustentabilidade dos processos produtivos, da biodiversidade e dos ecossistemas. Os critérios passam assim pela respetiva relação com a sociedade mediante objetivos claros de aumento da qualidade de vida e de segurança de pessoas e bens.

Ao mesmo tempo faz também sentido considerar a preservação do ambiente, na economia verde, na inovação social e de acordo com os conceitos orientadores da ação para a transformação digital (indústria 4.0). Este perfil levou à distinção da IBR- projeto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães.

A IBR Guimarães tem vindo a realizar um conjunto de programas de qualificação para o empreendedorismo de base rural, dirigido a promotores de ideias de negócio. Estes escolheram a cidade berço para lançarem a sua empresa. O programa envolve várias etapas que visam capacitar os incubados para a elaboração, consolidação e implementação do plano de negócios. Mas, a iniciativa também tem vindo a apoiar o nascimento e crescimento de empresas especialmente dedicado a iniciativas de base rural. Exemplos são a agricultura, a agroindústria, a silvicultura ou outros serviços e tecnologias de suporte.

Com a Incubadora de Base Rural, pela primeira vez, o município vimaranense capitaliza todo o potencial agrícola e florestal do concelho. Simultaneamente, promove o crescimento económico, o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo.