De 28 de setembro a 2 de outubro, nove instituições de ensino universitário e politécnico discutem novas formas de ensino para dar resposta à pandemia.

As Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico une instituições de ensino superior de todo o país, disponibilizando 370 vagas para docentes participantes. A iniciativa contará com 15 sessões de desenvolvimento pedagógico, abordando temas como a “utilização de tecnologias interativas em contexto de atividades letivas presenciais e remotas, o papel da inteligência emocional no envolvimento do ensino remoto ou as estratégias de gamificação no contexto do ensino superior”.

Segundo avançado pela Uminho, Manuel João Costa, pró-reitor da UMinho para os assuntos estudantis e inovação pedagógica, e Sandra Soares, pró-reitora da UA para a inovação curricular e a internacionalização da formação dos 1º e 2º ciclos, a jornada permite colocar o trabalho interno das instituições à disposição de todos.

“Vão ser partilhados recursos, colocados docentes em contacto com outros docentes e serão promovidas experiências entre várias instituições no sentido de se melhorar o ensino superior no nosso país”, salientaram os responsáveis das duas instituições.

Para além disso, adianta-se que as várias instituições de ensino superior “têm procurado criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes e prepará-los para dar contributos relevantes para lidar com as incertezas do mundo contemporâneo”. As jornadas abrem “as portas para essa troca de experiências”.

Nesta primeira edição, a Universidade do Minho está envolvida em duas das atividades formativas. No primeiro dia da iniciativa, 28 de setembro, pelas 10 horas, será promovida uma formação de “Team-Based Learning”. A sessão será presidida por Elsa Costa e Silva, docente no departamento de Ciências de Comunicação, e Eugénia Ribeiro Pereira, docente da escola de Psicologia.

No último dia das jornadas, 2 de outubro, a Uminho apresenta “Estudantes ativamente envolvidos nas aulas com os seus telemóveis: estratégias de utilização de Audience Response Systems (ARS)”. Uma formação apresentada por Cacilda Moura, professora auxiliar no departamento de Física, Joaquim Silva, professor auxiliar no departamento de Gestão, e Rui Oliveira, professor auxiliar da Escola de Ciências.

Para além das Universidade do Minho e Aveiro, as Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico contam com a presença das universidades do Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e dos instituto politécnicos do Porto, Leiria e Setúbal e Instituto Superior Técnico de Lisboa. A decorrer de 28 de setembro a 2 de outubro, as inscrições para a iniciativa encontram-se abertas  até ao dia 24 de setembro.