O próximo ano letivo do IPVC vai arrancar com aulas ao sábado e em espaços que, até ao momento, estavam afetos a outras atividades técnico-científicas.
O ano letivo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) inicia-se a 28 de setembro. As regras incluem a utilização obrigatória de máscaras, a higienização de mãos e espaços e a colocação de sinalética e das barreiras necessárias para facilitar o movimento da comunidade. A novidade surge na aposta nas aulas ao sábado.
Em comunicado, o IPVC indica que vai manter o número de camas, incluindo as suas residências, com “condições especiais” através de protocolo com entidade gestora. No entanto, o instituto encontra-se em negociações com diversas entidades da região, de modo a que estas possam ser uma alternativa para o alojamento dos alunos, “de forma a compensar a diminuição da capacidade de alojamento nas residências da instituição”.
Relativamente às refeições disponíveis para os estudantes, o IPVC irá disponibilizar um serviço de takeaway. Para além disso, serão redefinidos horários para almoço, através da implementação de turnos conciliados com os horários de funcionamento das aulas.
Caso haja um agravamento da pandemia, o instituto apresenta já planos B. Plano que Inclui a transformação e a equipação de salas com sistemas de captação de som e de imagem. Assim, vão permitir o funcionamento das aulas em streaming. Além disso, está prevista a divisão de turmas, por grupos “muito mais reduzidos”.
As atividades letivas em sistema síncrono e assíncrono, mas sobretudo um sistema híbrido, é outra possível medida. Perante o cenário de um novo confinamento, o IPVC afirma-se “igualmente preparado”, uma vez que já o implementou no segundo semestre de 2019/20.
Relembre-se ainda, que no mês passado, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, indicou que os estudantes iriam receber um kit, “constituído por uma mochila, duas máscaras e um frasco de álcool gel”.