Quem o garante é o vereador do Turismo em Braga, com base em informações transmitidas por cadeias de hotéis com unidades em diferentes cidades do país.

Em declarações à imprensa, o vereador do Turismo, Altino Bessa, assegurou que, no que diz respeito à ocupação hoteleira de algumas das cadeias hoteleiras instaladas, em agosto, Braga superou os números de Lisboa e Porto.

“Pelo menos no mês de agosto, os nossos resultados, comparativamente a Lisboa e Porto, foram melhores. Algumas cadeias de hotéis que estão em Braga tiveram cerca de 70% de ocupação. Essas mesmas cadeias, no Porto, cerca de 30% e em Lisboa 20%”, sublinhou o vereador, que é responsável pela pasta do turismo do concelho.

A tendência é seguida pelo mercado do alojamento local, ainda que este tenha registado “valores mais abaixo”. Ainda assim, “Lisboa e Porto registaram valores ainda mais abaixo”, garante Altino Bessa. No alojamento local, que representa agora mais de metade das camas disponíveis em Braga, “a retoma é mais lenta”.

Segundo Altino Bessa, há já pessoas a arrendar as casas a “três e seis meses”. Pelo menos a curto prazo, esta é a saída encontrada pelos proprietários até se perceber o que o futuro pode trazer ao setor. “Isto pode ter uma vantagem no imediato, que passa pela estabilização das rendas, havendo mais oferta e estabilização dos preços, que, em Braga, estavam bastante inflacionados”, admitiu o vereador.