Colin Firth, conhecido por muitos como Mr. Darcy, devido ao seu papel na série Pride and Prejudice, completa 60 anos esta quinta-feira, dia 10 de setembro. O ator britânico, nasceu em 1960, em Hampshire. Celebra, portanto, o seu 60º aniversário e conta já com mais de 30 anos de carreira.
Os seus pais eram professores, o que levou a que Firth mudasse de casa algumas vezes. Viveu no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Nigéria. Ao longo dos seus estudos entrou em diversas peças de teatro nas suas escolas e, em 1980, entrou na Drama Centre London. Durante o curso participou em diversas peças de teatro e em alguns papéis menores na televisão.
Em 1988, recebeu bastantes críticas positivas acerca da sua performance em Tumbledown, papel que lhe valeu a sua primeira nomeação a um BAFTA. Contudo, o seu verdadeiro sucesso começou apenas em 1995. No papel de Mr. Darcy, na série Pride and Prejudice, adaptação da obra de Jane Austen, Colin Firth conheceu o significado de fama.
A carreira de Firth, para além da sua longevidade, pode ser definida pela sua versatilidade. Podemos dar de caras com este veterano do cinema não só nos dramas, mas também nas comédias, no terror e no infanto-juvenil. Ao lado de Renée Zellweger e Hugh Grant, fez-se valer em Bridget Jones’s Diary (2001). Em 2004, ao lado de Scarlett Johansson, participou no Girl with a Pearl Earring e, logo depois, em 2005 participou em Nanny McPhee.
Apesar de ter entrado em alguns sucessos de bilheteira, como Mamma Mia! (2008), apenas em 2010 obteve a sua primeira nomeação a um Óscar (categoria de Melhor Ator), devido a A Single Man (2009). Contudo, só fora realmente galardoado com a sua performance exímia, em 2011, no filme O Discurso do Rei, em que personifica o rei George VI. Para além das nomeações a Óscares, BAFTAS, Screen Actors Guild e Emmy, Colin Firth consegue ainda arranjar tempo para as causas sociais. O Café Progresso, da Oxfam, é uma rede de cafetarias que visam dar oportunidades de trabalho aos mais desfavorecidos na Etiópia, Honduras e Indonésia.
Mais recentemente, conseguimos ver Colin Firth no Regresso de Mary Poppins (2018) e numa pequena aparição no sucesso 1917 (2019). Podemos, ainda, contar com uma performance sua em O Jardim Secreto e King’s Man: A Origem, dois filmes a estrear brevemente. E esperemos encontrá-lo em muitos mais projetos nos próximos anos.