Winston Groom faleceu na passada quarta-feira, dia 16 de setembro, no Alabama. O escritor passou por várias carreiras, mas foi na literatura que encontrou a sua paixão. Publicou grandes sucessos literários, tais como Forrest Gump (1986). O autor distinguiu-se ainda na escrita de livros históricos, centrados principalmente na guerra civil norte americana.

Winston Groom nasceu a 23 de março de 1943 em Washington D.C. Contudo, cresceu no Alabama onde frequentou a universidade. O seu objetivo inicial consistiu em seguir direito, tal como o seu pai, mas foi a escrita que conquistou os seus sonhos. Realizou serviço militar pelo exército norte americano e realizou missões na guerra do Vietnam. O seu serviço militar realizou-se posteriormente ao término dos seus estudos na universidade.

DR

Quando terminou o seu serviço militar, trabalhou como repórter para o Washington Star, mas abdicou do cargo para seguir o sonho da escrita. Foi com esta renúncia que o mundo literário ganhou um brilhante escritor.

A sua carreira está repleta de notáveis títulos. O mais conhecido e bem-sucedido é Forrest Gump (1986), que em 1994 que atingiu a notoriedade quando foi adaptado para cinema por Robert Zemerkis. Em 1995 deu seguimento ao seu livro mais famosos e criou Gump & CO.

Winston Groom distinguiu-se também pelo seu trabalho literário na área da História. Foi autor de títulos como The Allies: Roosevelt, Churchill, Stalin, and the Unlikely Alliance That Won World War II (2018) e Generals: Patton, MacArthur, Marshall, and the Winning of World War II (2015). Foi também autor de The Enemy (1982) e nomeado para um prémio Pulitzer em 1984. 2016 foi o ano em que o escritor lançou o seu mais recente novel de ficção, El Paso.

O escritor faleceu aos 77 anos, mas deixa ao mundo um legado literário importante para a história norte americana e para o mundo da ficção e do cinema. Winston Groom presenteou o universo literário com mais de 20 obras e será nelas que irá permanecer.