José Maria Costa salientou, num webinar, a necessidade de uma estratégia de cooperação transfronteiriça Norte – Galiza.

O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), José Maria Costa, participou esta quarta-feira num webinar. A iniciativa, intitulada “Captação, retorno e fixação de pessoas em tempos de Covid-19: balanço e propostas da Ação 2020-2030”, foi coorganizada pela CIM Alto Minho, CIM do Cávado e Instituto Ourensano para o Desenvolvimento Económico (INORDE).

A sessão de abertura do webinar teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Braga, do presidente da CIM do Cávado, do representante do INORDE, do presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Secretária de Estado da Valorização do Interior.

Nesta sessão, José Maria Costa interveio para salientar a importância de se aprofundar a cooperação transfronteiriça em tempos de pandemia. “Face aos grandes desafios que a Covid-19 colocou às regiões transfronteiriças, é necessária maior cooperação transfronteiriça nos domínios da cultura, empresarial e científico”, afirmou. O autarca acrescentou a necessidade de se criar uma Estratégia de Cooperação Transfronteiriça: “a Região Norte e a Galiza podem dar um contributo importante ao desenvolvimento desta euro-região se cooperarmos mais no futuro”.

Já a Secretária de Estado, Isabel Ferreira, sublinhou a importância da resposta aos “desafios complexos e globais” da demografia. “O Governo está preocupado em desenvolver medidas que mitiguem a tendência da demografia”, garantiu.

Na sua intervenção, defendeu as dinâmicas de criação de emprego, acessibilidades e prestação de serviços sociais como prioritárias para a governação. Destacou ainda que a tutela tem definido um programa de valorização do interior para promover o “desenvolvimento equilibrado de todas as regiões”.