A iniciativa da AAUMinho está de regresso neste novo ano letivo, limitado pelo atual contexto pandémico.

 A segunda edição do projeto de voluntariado universitário “UMSumário” foi lançada esta segunda-feira pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). O objetivo é apoiar alunos do 1.º aos 3.º ciclos do Ensino Básico através de tutorias, dadas por estudantes da Academia Minhota.

“O trabalho desenvolve-se através da dinamização de sessões de apoio ao estudo, onde os estudantes são desafiados a contribuir ativamente para o desenvolvimento pessoal e social dos mais novos, a partir do recurso a plataformas digitais”, explicou Rui Oliveira, presidente da AAUM.

Assim, as tutorias facultam um acompanhamento individualizado que favorece a valorização pessoal dos alunos e o seu gosto pelo estudo. Esta atividade pretende promover, também, o sucesso escolar dos estudantes, que entram esta semana num novo e atípico ano letivo.

O projeto não tem qualquer custo associado. A AAUMinho é responsável por sinalizar os alunos beneficiários, atuando como intermediária entre famílias e voluntários.

Os encarregados de educação ou alunos interessados em usufruir do apoio devem fazer a sua inscrição. Já os estudantes da Academia Minhota que pretendam voluntariar-se devem fazê-lo através de um formulário.

A primeira edição do “UMSumário” decorreu durante o terceiro período do último ano letivo e contou com uma centena de participantes. O caráter digital do projeto permitiu alcançar alunos de sete distritos e provenientes de diferentes ambientes culturais e socioeconómicos. Entre estes, participaram jovens migrantes da Síria e do Iraque, o que, segundo Rui Oliveira, reflete o “impacto significativo” do projeto.