O projeto vai desenvolver-se na Cidade de Braga entre setembro e novembro e vai ser inaugurado com a presença de autores internacionais.

As residências literárias têm como principal objetivo dar continuidade ao incentivo da leitura, literatura e da criação literária. Clara Não, Sònia Hermández, Patricio Pron e Valério Romão são os primeiros autores a participar nesta iniciativa.

Este empreendimento, segundo a vereadora da Cultura, Lídia Dias, pretende ser “mais um sinal de renovação dos objetivos” do pelouro da Cultura. “A cultura é criação e queremos que a cidade de Braga seja, cada vez mais, sede de residências artísticas”, afirma Lídia Dias, na nota à imprensa.

Cada autor tem duas semanas para desvendar e, assim, inteirar-se na cidade e município, através de um conjunto de encontros na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e nas escolas de Braga. Os quatro convidados vão ter de conhecer a cidade e, por sua vez, também dá-la a conhecer. Estes têm de criar textos baseando-se na mesma, que vão ser, mais tarde, publicados na coleção Cadernos de Braga e lançados na Feira do Livro de Braga 2021.

Os primeiros autores das residências literárias a conhecer a cidade vão ser Sònia Hermández e Patricio Pron. Sònia Hermández vai visitar Braga de 22 de setembro a 6 de outubro e Patricio Pron de 7 a 21 de outubro. Os restantes autores, Clara Não e Valério Romão, vão estar presentes no município de 8 a 22 de outubro e de 29 de outubro a 12 de novembro, respetivamente.c