Iniciativa defende acesso gratuito e universal à futura vacina do Covid-19.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, é uma das mais de cem personalidades portuguesas que se associaram à campanha ‘Vacina para Todos’, que defende o acesso universal e gratuito à vacina da Covid-19. Os signatários consideram estas vacinas como um “bem comum global”, devendo ser “livres de qualquer direito de patente pertencente a qualquer pessoa”.
Para o autarca bracarense é fundamental garantir um acesso universal à futura vacina, independentemente da nacionalidade ou capacidade económica. “A Covid-19 e os seus efeitos são mais significativos na população mais carenciada, pelo que se torna imperativo assegurar a vacinação a todos”. Assim sendo, “esta é a única forma de combater eficazmente a pandemia”, explica. Ricardo Rio sublinha ainda que esta campanha não pretende impor a vacinação, mas “garantir o acesso a todas as pessoas que se queiram vacinar”.
A campanha foi lançada em Portugal pela Academia de Líderes Ubuntu, um projeto do Instituto Padre António Vieira. Associa-se também à iniciativa “Declare Covid-19 vaccine a global common good” do Prémio Nobel da Paz Mohammad Yunus.
A campanha “Vacina para Todos” defende a criação de um mecanismo que determine o “retorno justo dos investimentos em pesquisa para a descoberta de uma vacina Covid-19”. Por outro lado, os signatários consideram que “os resultados da investigação devem ser disponibilizados a qualquer unidade de produção que se comprometa a operar sob rigorosa supervisão regulamentar internacional. Mas, somente para essas unidades”.