A romarias do distrito de Viana do Castelo foram duas das sete vencedoras, na final deste sábado.

Uma teve uma passagem tranquila pelo concurso até chegar à final. A outra chegou a ser eliminada e repescada mais tarde. No entanto, a Romaria de São Bartolomeu e a de São João d’Arga sagraram-se ambas duas das 7 Maravilhas da Cultura Popular portuguesa.

A gala final deste domingo, em Bragança, ditou os sete vencedores do concurso da RTP, do conjunto de 14 finalistas. As duas romarias minhotas alcançaram o título de maravilhas e ganharam uma criação e oferta da SPAL Porcelanas, S.A. Por outro lado, as Festas de São João de Braga foram eliminadas.

A Romaria de São Bartolomeu realiza-se todos os anos entre os dias 19 a 24 de agosto, em Ponte da Barca. Durante seis dias a vila vianense vive as tradições e costumes da região, desde a Gastronomia, o Folclore, as Concertinas e os Cantares ao Desafio à Feira das Tasquinhas e do Artesanato, a Feira do Linho e os Jogos Tradicionais, entre outras atividades.

Já a Romaria de São João d’Arga realiza-se todos os anos, desde há vários séculos, no Santuário de São João d’Arga, onde se encontra a capela homónima. É conhecida especialmente pelas danças, cantares e trajes típicos coloridos das romeiras, caraterísticos do Alto Minho.

Confira os sete vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular:

» Romaria de São Bartolomeu (Ponte da Barca, Viana do Castelo)
» Romaria de São João D’Arga (Caminha, Viana do Castelo)
» Bailinho da Madeira (Calheta, Região Autónoma da Madeira)
» Criptojudaísmo de Belmonte (Belmonte, Castelo Branco)
» Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego, Viseu)
» Os Santeiros de São Mamede do Coronado (Trofa, Porto)
» Colete Encarnado (Vila Franca de Xira, Lisboa)