A entrega dos prémios vai ser feita de forma descentralizada e diferenciada.

Os vencedores dos troféus “O Minhoto” 2019 serão conhecidos no próximo mês. A entrega destes troféus destina-se a homenagear atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e coletividades da região. Este ano, face à pandemia de Covid-19, a entrega dos prémios ocorre “de forma descentralizada, município a município”.

As distinções vão ser formalizadas nos concelhos de onde são naturais os galardoados. A entrega dos prémios vai ser em dias distintos e nos respetivos salões nobres das câmaras municipais, ao contrário do que acontece todos os anos, em que a organização realiza uma gala, com centenas de pessoas. O responsável, José Ferreira, em declarações à RUM, realçou o facto de que o objetivo é “continuar a cumprir com o propósito número um dos troféus desportivos “O Minhoto”, que passa por reconhecer o mérito e empenho” dos agentes desportivos minhotos.

A cerimónia estava, inicialmente, agendada para março, no Centro de Mar, no Navio Gil Eanes, em Viana do Castelo. Porém, devido à pandemia, foi adiada para o mês de outubro. Na XXIII edição do evento, vai haver a entrega de 28 prémios. Ao longo de 22 edições já foram entregues 864 distinções. Destas, 607 resultam da atribuição pelo júri, 154 referem-se a distinções a Campeões do Mundo e/ou Europa, 64 correspondem a homenagens a atletas olímpicos e/ou paralímpicos, 24 a troféus de destaque de Concelhio e 15 a troféus especiais.