Os Transportes Urbanos de Braga encontram-se a estudar o funcionamento da frota no regresso às aulas.

De acordo com a RUM, a análise do funcionamento dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) iniciou em julho e continua ainda por fechar. O administrador da empresa municipal, Teotónio Santos, avisou que se aproxima um período “crítico”.

“Estamos a trabalhar desde julho com o pelouro da Educação e com as escolas para prestar um melhor serviço, apesar da frota não esticar”, afirmou. De acordo com o administrador, a conjugação dos 15 mil estudantes que utilizam o serviço diariamente, o possível desfasamento de horários escolares e as regras impostas pela DGS, nomeadamente a limitação do número de passageiros, resulta numa eventual falta de autocarros capazes de responder às necessidades dos bracarenses.

Desta forma, Teotónio Santos acrescenta que a empresa está a preparar-se para o novo ano escolar. “Estamos a estudar a melhor forma para nos adaptarmos e a aguardar mais informações para responder positivamente a este desafio”, referiu.

Apesar da recente aquisição de sete autocarros elétricos, a TUB preparam-se para lançar o concurso público para a aquisição de 25 autocarros movidos a gás natural.

Relativamente à Universidade do Minho, o administrador referiu que a zona de Gualtar “está muito bem servida em termos de transporte público”. No entanto, não nega a possibilidade de uma reavaliação futura “num horário mais concreto”.

Relembre-se que o transporte da Associação Académica da Universidade do Minho encontra-se já em funcionamento. O horário em vigor a partir hoje, dia 7 de setembro, pode ser consultado na página referente da AAUM.