A academia minhota recebe cerca de três mil alunos na 1.ª fase do concurso nacional de acesso.
Mais de mil novos estudantes da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) inscreveram-se esta segunda-feira, dia 28 de setembro, na Universidade do Minho (UMinho). Este foi o primeiro dia de matrículas, que prosseguem até à próxima sexta-feira, 2 de outubro.
Este ano, a realização de matrículas estreia-se em formato online. Os alunos colocados podem conhecer as etapas do processo no portal ‘Sou UMinho’ e através de um tutorial. Podem ainda esclarecer dúvidas através de um chatbot, por videochamada (até dia 30, entre as 9 horas e as 18h30) ou por telefone (253 601 440). A equipa de suporte é constituída por estudantes atuais da instituição e garante um atendimento permanente e multifacetado.
Através do programa “Embaixadores UMinho”, os novos alunos vão poder conhecer a universidade, as suas unidades de ensino e investigação e a vida da academia. Os embaixadores são 300 alunos, de diversos cursos da academia minhota, que receberam formação para o apoio nas várias fases da matrícula e acolhimento.
Tendo em conta o contexto pandémico, o programa de acolhimento nas Escolas e Institutos vai ser desdobrado em datas, horas e locais específicos. A Reitoria disponibiliza também um conjunto de respostas a perguntas frequentes sobre procedimentos a adotar face à Covid-19.
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) prevê realizar atividades formativas, sociais, culturais e desportivas. Entre estas, destacam-se conversas online, voluntariado e visitas às cidades de Braga e Guimarães.
A UMinho conta, assim, este ano com um recorde de ingresso de 3100 estudantes. Nesta primeira fase do CNA, preencheu 98,4% das vagas e a maioria dos candidatos entrou em primeira opção. De salientar ainda que 95% dos cursos oferecidos aumentaram a classificação do último colocado em relação ao ano passado. Nos cursos de Medicina, Engenharia Biomédica e Engenharia e Gestão Industrial, a média superou os 18 valores.