“Universidades sustentáveis para um futuro sustentável” e “O impacto da Covid-19 nas Universidades” são os dois temas centrais. As sessões contam com representantes de instituições de ensino superior de 25 países.

Segundo avançado pela Universidade do Minho, a instituição vai acolher, nos dias 21 e 22 de setembro, a XXVI assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades (GCU). A universitária internacional, da qual a UMinho é membro fundador, reúne mais de 60 universidades de todo o Mundo.

Este ano o evento é maioritariamente online. Com início no dia 21 de setembro, a partir da 13h30, a sessão de abertura conta com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e de Marek Kreglewski, presidente do Grupo Compostela. No mesmo dia, vai ser entregue o XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela – Xunta de Galicia, atribuído a Carlos Villanueva Abelairas, professor catedrático de Música da Universidade de Santiago de Compostela. A sessão é transmitida no canal de Youtube da UMinho.

O segundo dia da iniciativa, 22 de setembro, dá lugar à discussão “Universidades sustentáveis para um futuro sustentável” com a apresentação de Will Wynn, ex-presidente do Município de Austin, no Texas, Estados Unidos da América. Segue-se o debate da temática com Ross Renton, Pro-Vice Chancellor da Universidade de Worcester (Reino Unido), Jorge Soto Carballo, vice-reitor do campus de Pontevedra da Universidade de Vigo (Espanha) e José Carlos Otero, diretor do programa Campus Verde da Universidade de Vigo. A sessão será moderada por Paulo Cruz, pró-reitor para a Qualidade de Vida e Infraestruturas da UMinho.

Mais tarde, a partir das 15h45, está em discussão “O impacto da Covid-19 nas Universidades”. A temática vai ser introduzida pelo pró-reitor da UMinho, Paulo Cruz. De seguida, é apresentado, pela pró-reitora da UMinho para a Internacionalização e membro do Comité Executivo do GCU, Carla Martins, um relatório produzido pelo GCU sobre do impacto da Covid-19 no ensino universitário. Segue-se o debate, moderado por Inmaculada Fortanet, vice-presidente do GCU, que junta Hans de Wit, diretor do Center for International Higher Education, Boston College (Estados Unidos da América) e Fernando Leon Garcia, reitor da Universidade CETYS (México).

A UMinho avança que a participação na sessão do dia 22 de setembro será aberta a toda a comunidade académica. Para isso, os interessados deverão inscrever-se via email, sec-cmartins@reitoria.uminho.pt.