O programa de atribuição de bolsas é baseado num contrato de reembolso entre o estudante e a fundação.
A Fundação José Neves (FJN), sediada no Porto, lançou o programa ISA FJN em parceria com 22 entidades, entre as quais a Universidade do Minho (UMinho). O programa pioneiro em Portugal pretende apoiar o acesso à formação através da atribuição de 1.500 bolsas de estudo, correspondentes ao valor da propina.
Baseado no modelo de income share agreement (ISA), popular em países como os Estados Unidos, o programa visa um contrato entre o estudante e a FJN. Desta forma, a FJN paga as propinas no início do curso e o estudante, uma vez empregado, retribui faseadamente o valor à fundação.
Os cursos da UMinho elegíveis para esta primeira edição do ISA FJN são os mestrados de: Gestão e Negócios; Engenharia Informática; Engenharia de Redes e Serviços Telemáticos; Engenharia de Produto; Engenharia de Sistemas; Sistemas de Informação; Bioinformática; Engenharia Industrial; Engenharia Mecatrónica. Inclui-se ainda o Curso Avançado em Ciências da Visão.
No site da fundação,os estudantes interessados podem submeter a sua candidatura. Para o fazer, devem autenticar-se com a chave móvel digital do Cartão de Cidadão. Devem ainda submeter o comprovativo de inscrição no curso, o comprovativo da conta à ordem e a declaração de IRS. Caso a candidatura venha a ser aprovada, a FJN efetua o pagamento da propina diretamente à instituição de ensino.