A continuidade da medida procura “minorar o esforço financeiro das famílias no arranque do ano escolar”.

Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal disponibiliza gratuitamente os transportes escolares a todos os alunos do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário. A medida abrange também alunos que frequentam cursos inexistentes em Vila Nova de Cerveira, tendo de se deslocar para municípios vizinhos.

Em nota de imprensa, a autarquia revela que esta medida resulta de um esforço financeiro municipal. No entanto, “é um investimento indiscutível em prol da formação daqueles que serão os cidadãos para o futuro”.

O autarca cerveirense, Fernando Nogueira, reforçou a importância de “implementar medidas de igualdade de acesso à aprendizagem e de apoio social”. “Todos os anos, se revela demasiado dispendiosa para as famílias, e este ano com a agravante da pandemia Covid-19”.

Segundo o avançado, a rede de transportes escolares do Município de Vila Nova de Cerveira abrange, diariamente, cerca de 500 alunos, distribuídos por seis circuitos especiais (pré-escolar e 1º ciclo) e sete itinerários do 2º ciclo ao 12º ano. Este ano, o município teve de adequar o funcionamento da mesma, de forma a assegurar o bem-estar e todas as condições de segurança.