Durante a XXVI assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades, a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, Carlos Villanueva Abelairas será galardoado.

A Universidade do Minho vai acolher, nos dias 21 e 22 de setembro, a XXVI assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades. No primeiro dia da iniciativa, vai ser entregue o XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela – Xunta de Galicia ao professor Carlos Villanueva Abelairas.

Segundo a UMinho, o prémio será atribuído a Carlos Villanueva Abelairas pela sua “prolífica carreira no estudo da cultura jacobina e da música ligada ao Caminho de Santiago, bem como pela sua relevante contribuição para o projeto de construção dos instrumentos do Pórtico de la Gloria, da catedral da capital galega”.

O músico espanhol, musicólogo e professor catedrático na Universidade de Santiago de Compostela nasceu em 1949 em Melilla. Em 1975, licenciou-se em História na Universidade de Santiago de Compostela, onde é professor desde 1989, tornando-se catedrático já há 20 anos.

Carlos Villanueva Abelairas centra a sua investigação na interpretação de música antiga e instrumentos medievais, na crítica musical, música espanhola e latino-americana do século XX, música e exilados, bem como música e identidades. As suas publicações relacionadas com os instrumentos do Pórtico de la Gloria da Catedral de Santiago de Compostela são uma referência na musicologia internacional.

Para além disso, foi codiretor do projeto de construção dos instrumentos neste espaço, patrocinado pela Fundação Barrié de la Maza e desenvolvido entre 1990 e 1994. Recebe agora o Prémio Internacional Grupo Compostela, “composto por uma medalha de ouro comemorativa em forma de concha – imagem do Grupo Compostela, inspirada na simbologia da peregrinação a Santiago de Compostela – e um valor pecuniário”.

A cerimónia, com início às 16h45, decorre no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, com transmissão no canal de Youtube da UMinho.