A autenticidade de quem sabe brincar com a vida encheu a sala de espetáculos bracarense.
Esta sexta-feira, dia 2 de outubro, o Altice Forum Braga recebeu quatro humoristas nesta que foi a terceira edição do Braga Stand Up Comedy Fest. Em ambiente descontraído, Rui Xará, Sofia Bernardo, Pedro Neves e Fernando Rocha proporcionaram uma noite recheada de comédia, música e muita diversão à plateia bracarense.
Rui Xará, anfitrião do festival, abriu o espetáculo cheio de alegria e entusiasmo por estar na sua terra natal. Agradecido à plateia por se encontrar presente no festival, apesar da pandemia, revela que já sentia saudades de Braga. Embora se apresentasse no final de cada atuação dos humoristas e tivesse, assim, uma apresentação faseada, o anfitrião da noite conseguiu manter um fio condutor no seu humor. O seu tema principal eram as mulheres e “como elas são loucas”.
“O humor é uma m*rda que liberta serotonina, é algo que nos dá adrenalina, como o sexo. Portanto, aplaudam como se tivessem a ter um orgasmo! F*dam-nos como deve de ser!”. Foi assim que o comediante terminou a sua apresentação e deu o palco a Sofia Bernardo. Sempre com um tom engraçado e irónico, a artista abordou temas como a misoginia e o machismo em Portugal. Deu o seu próprio exemplo, uma vez que não se veem muitas mulheres a fazer stand up. Acaba por falar também das influencers e de como “a linha entre uma instagrammer e um deficiente é muito ténue”. De forma a tornar a sua presença em palco ainda mais completa, cantou uma música sobre as pessoas do facebook que se ofendem com tudo o que é dito.
A seguir, Pedro Neves com o uso mais frequente de canções, envolveu mais o público na sua atuação, acabando por fazer os espectadores cantarem originais, aos quais chamou “Ford Fiesta” ou “E se o doutor me faz mal”. Com o público bracarense de lágrimas nos olhos e risos a ecoar por todo o auditório, o humorista finalizou a sua performance a contar a história do dia em que “[viu] o p*to da avó e depois o cu”, que acabou também por se tornar numa música cantada por toda a audiência.
Fernando Rocha, cabeça de cartaz da noite dedicada à comédia, foi o último a ser chamado a palco, mas não ficou atrás dos outros humoristas.De forma engraçada, começa por falar sobre as sete vezes que teve de fazer o teste ao covid e do desconforto sentido. Confessa que uma das coisas que o irritava era ter as pessoas a perguntar-lhe quais eram os sintomas. “Senti que estavam à espera que eu respondesse que era como se tivesse uma p*roca no cu”. Piadas sobre “os indignados do facebook” tomam o lugar do humor em relação à Covid-19. Conta as várias vezes que se viu proibido de publicar coisas no Facebook, devido ao seu humor.
Rui Xará fechou o festival de comédia anunciando que haverá uma quarta edição do Braga Stand Up Comedy Fest, que irá acontecer na próxima primavera, na qual vai servir de novo de anfitrião.