A realizadora vai estar presente no último dia do festival de cinema jovem de Famalicão.
Ana Rocha de Sousa, autora do filme “Listen”, que arrecadou recentemente seis prémios no Festival de Cinema de Veneza, é presença confirmada na edição deste ano do Ymotion. O festival de cinema jovem é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A fase final do concurso arranca já na próxima segunda-feira, 2 de novembro, e vai continuar até 7 de novembro, dia em que vão ser conhecidos os vencedores dos oito prémios a atribuir. Dos galardões, destaca-se o Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 2.500 euros, que vai premiar a melhor das 45 curtas-metragens em competição.
Ana Rocha de Sousa vai estar presente no último dia do festival para exibir uma das suas últimas curtas. Para além disso, a realizadora de Listen vai também estar à conversa com Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do Ymotion.
Do programa do festival, destaca-se a sexta-feira, dia 6 de novembro, em que vai acontecer a Mostra do Novíssimo Cinema Português. A iniciativa consiste numa conversa entre as atrizes Catarina Wallenstein e Sara Barradas sobre interpretação. Nesse mesmo dia, vão ser ainda exibidas as primeiras imagens do filme “Bem Bom”, acompanhadas de uma conversa entre Tozé Brito e Eduardo Breda, um dos protagonistas do filme sobre a banda portuguesa Doce.
No encerramento do Ymotion, no dia 7, Rui Pedro Tendinha vai estar à conversa com o ator e realizador Diogo Morgado, num tributo prestado pela organização do festival. Para o mesmo dia está também agendada a atribuição dos prémios, que vai contar, pela primeira vez, com um Prémio Carreira para o ator Nuno Lopes. A habitual homenagem do festival vai ser feita, este ano, ao ator brasileiro Rodrigo Santoro.
O júri do Ymotion 2020 é composto por Tiago R. Santos, argumentista e crítico de cinema, pela realizadora Luísa Sequeira e pelo jornalista da RTP, Tiago Fernando Alves. O painel integra ainda a diretora de casting Patrícia Vasconcelos, o jornalista do Público, Samuel Alves, e o realizador Pedro Cabeleira, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição.