A infraestrutura consiste num parque de repouso e lazer pensado para intensificar a relação entre o peregrino / turista e o território local.
O Município de Barcelos vai criar um parque de apoio ao peregrino na localidade de Macieira de Rates. O projeto é designado por “Qualificação das experiências de touring cultural no Minho – de passagem / Barcelos”. Já aprovado, vai ter um investimento de 57.061,74 euros, com uma comparticipação de cerca de 46 mil euros do Programa Operacional Norte 2020.
O projeto visa a promoção e a valorização de recursos e o apoio a infraestruturas turísticas voltadas para o Caminho de Santiago no concelho. Consiste na criação de uma infraestrutura de apoio ao peregrino, com parque de repouso e lazer, promovendo a relação do peregrino de Santiago ou do turista com o território.
A infraestrutura vai permitir ainda o desenvolvimento do turismo barcelense, com relevância para a divulgação da cultura local. Neste momento, decorre já o procedimento de contratação pública para a realização dos trabalhos.