Entre agosto e setembro, houve menos meia centena de desempregados nos três concelhos. Em contrapartida, Guimarães soma mais 159 pessoas inscritas nos centros de emprego.
Segundo as estatísticas divulgadas pelo Instituto de Emprego Profissional (IEFP), Braga, Barcelos e Famalicão viram o número de inscritos diminuir. Em setembro, a soma dos três concelhos correspondeu a 22.488 pessoas inscritas, contrariando a tendência nacional.
No mês de setembro, os bracarenses desempregados eram 7.490, menos 264 do que em agosto. No entanto, mantiveram a tendência de subida quando comparado com mesmo mês do ano de 2019.
Vila Nova de Famalicão seguiu a mesma tendência. Em setembro, contabilizou menos 95 pessoas registadas no centro de emprego do que no mês de agosto, que registou 4.942. Em relação ao ano anterior, a subida no mês de setembro foi exponencial, contando com 1.282 desempregados.
Os números de desemprego também diminuíram em Barcelos. Em comparação com agosto, o mês de setembro registou menos 299 barcelenses no desemprego. Relativamente a 2019, o concelho contou com 2.220 inscrições no centro de desemprego.
Por outro lado, o concelho de Guimarães acompanhou a tendência nacional e viu o número de desempregados subir para 7.337, em setembro. No mês anterior, tinham-se registado menos 159 pessoas sem trabalho. Quando comparado com setembro de 2019, Guimarães teve um aumento de 1.648 inscrições no centro de emprego.
A maioria dos desempregados nos concelhos referidos estavam inscritos há menos de um ano no IEFP e as mulheres continuaram a ser as mais afetadas.