Depois de deliberada a decisão do Governo da proibição de circulação entre concelhos, Esposende encerra todos os cemitérios no Dia de Todos os Santos.
O Conselho de Ministros determinou esta quinta-feira novas restrições a cumprir, de modo a combater a propagação da Covid-19 e garantir a segurança em todo o país. O município de Esposende, tendo em consideração os avisos da Unidade de Saúde Pública, decidiu encerrar todos os cemitérios do concelho durante o Dia de Todos os Santos de modo a evitar ajuntamentos.
A população pode, no entanto, visitar os cemitérios nos dias anteriores ao 1 de novembro, desde que respeite todas as normas de segurança e higiene. A Câmara Municipal de Esposende apela ainda, se possível à não partilha de quaisquer utensílios, desde baldes, vassouras, etc.
Uma das medidas tomadas foi o impedimento de deslocação entre diferentes concelhos a partir de 30 de outubro até 3 de novembro. Foi ainda decretado o dia 2 de novembro como o “dia de luto nacional” com o intuito de homenagear, especialmente, as vítimas mortais do novo coronavírus.
Devido ao aumento significativo do número de casos positivos que se tem vindo a observar nos últimos dias, o Parlamento aprovou ainda um projeto-lei que estabelece o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos por um período mínimo de três meses.