O Presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, referiu que o Plano Nacional de Investimentos “identifica os maiores estrangulamentos do Alto Minho no domínio da mobilidade”.
Para além disso, o autarca defende que a ligação rodoviária da autoestrada A28 à autoestrada A3, com interação com o Município de Paredes de Coura. O PNI “vem consolidar as ligações no interior do Alto Minho e potenciar a atratividade económica desta região que tem tido nos últimos anos um forte desempenho na captação de novos investimentos e empresas de capital estrangeiro”.
Ademais, refere que “a consolidação da modernização e eletrificação da Linha do Minho, já em curso, vai melhorar a ligação ferroviária Porto – Viana – Vigo”. Realça ainda o facto de o Plano Nacional de Investimento (PNI) prever a construção de um terminal de cruzeiros no Porto de Viana do Castelo.
“Este Plano Nacional de Investimento vem, desta forma, valorizar e aumentar a competitividade do território do Alto Minho, criando as condições necessárias para um desenvolvimento sustentado desta região transfronteiriça que, nos últimos anos, tem aumentado o seu perfil exportador, fixando novas empresas e atraindo novos investimentos industriais”, conclui José Maria Costa.