A novidade desta edição foi o alargamento do concurso a jovens designers de todo o distrito.
O concurso “Jovens Criadores 2020”, organizado pelo município de Braga, abriu votações online. Esta iniciativa, na sua quarta edição, tem como propósito estimular o espírito crítico e inovador de jovens estilistas. O tema escolhido para o desfile deste ano foi “Bracara Augusta” e todos os jovens do distrito puderam participar.
No dia 10 de outubro, o júri fez uma apreciação aos trabalhos apresentados durante o desfile, que decorreu com ausência de assistência, devido à pandemia de Covid-19. O público é chamado a votar até ao dia 8 de novembro, no seu concorrente favorito, e pode fazê-lo pela plataforma digital, onde é também possível assistir aos vídeos dos dez finalistas.
A votação do público vai ser somada à votação do júri do concurso, constituído pelo vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, pela estilista e madrinha do evento, Elsa Barreto, pelo estilista Pedro Neto e pelo empresário Manuel Serrão. O júri teve como critérios o enquadramento do tema dos trabalhos apresentados face aos propósitos do concurso, a originalidade e criatividade e, por fim, a estética e qualidade técnica dos coordenados apresentados.
O vencedor do concurso “Jovens Criadores 2020” recebe um prémio de 1.500 euros. Ao segundo e terceiro classificados são atribuídos prémios de mil e 500 euros, respetivamente.