O complexo desportivo terá condições para receber competições nacionais e internacionais da modalidade.

A abertura do concurso público para a construção do Centro de Atletismo foi aprovada, esta quinta-feira, pelo executivo municipal de Vila Nova de Famalicão. A proposta para o arranque da obra envolve um investimento de mais de dois milhões de euros e o prazo de execução é de 210 dias.

Devido à complexidade técnica das condições geológicas do terreno, a execução de alguns trabalhos preparatórios demorou mais do que o esperado. A construção deste complexo desportivo começa agora uma nova etapa, com a construção integral da pista de atletismo que inclui o relvado interior com áreas para lançamento de dardo, lançamento de peso, salto à vara, salto em comprimento, entre outras
modalidades, a construção de bancada, do edifício de photo-finish, do acesso
pedonal para atletas e público e das torres de iluminação.

A pista do Centro de Atletismo de Famalicão vai-se localizar no lugar de Talvai e estará apta para receber competições nacionais e internacionais de atividades desportivas, uma vez que os oito corredores em piso sintético respeitam os requisitos técnicos impostos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e seguem as orientações standard da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

O complexo desportivo terá também, posteriormente, um edifício de apoio que vai acomodar as necessidades administrativas da academia e todo o suporte à prática desportiva, tais como salas, balneários, bar, salas de fisioterapia e cuidados médicos. O concelho de Vila Nova de Famalicão tem atualmente cerca de 200 atletas federados. O presidente da Câmara Municipal refere-se a este projeto como sendo uma obra “de grande valor para o atletismo do concelho de Vila Nova de Famalicão”.