A reativação prende-se com a necessidade de dar resposta ao tratamento de pessoas em situação de confinamento ou com necessidade de isolamento profilático.

A Câmara Municipal de Guimarães reativa, esta sexta-feira, a estrutura municipal de retaguarda à Covid-19. Segundo avançado, a estrutura vai funcionar nas instalações do Seminário do Verbo Divino. O espaço encontra-se já equipado com 42 camas, no entanto, não é negada a possibilidade de alargamento.

Perante variadas reuniões com estruturas locais de saúde, “foi transmitido que há doentes que ficam clinicamente estabilizados e com condições para alta clínica, mas não têm condições para manter o isolamento obrigatório”. Desta forma, o Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, sublinhou “a necessidade de reativar esta estrutura de apoio ao Hospital de Guimarães”.

Para além disso, o município garante o fornecimento de refeições, a higienização e a segurança da estrutura, “assim como dos recursos humanos de apoio ao funcionamento, com o apoio médico do Hospital de Guimarães e ACES do Alto Ave”.

A Câmara Municipal de Guimarães esclarece ainda que estas medidas “destinam-se à prevenção do contágio social” relacionado com a Covid-19. Acrescentando ainda “a resposta da unidade de apoio aos sem-abrigo através da gestão e monitorização diária da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa”.