Autarca de Braga defende adaptação e a aposta em medidas de âmbito local, como forma de colmatar a situação pandémica do concelho, excluindo a aplicação Stayaway Covid como “solução”.
Em declarações à comunicação social, Ricardo Rio, admite um aumento diário de “cerca de 20 ou 30 casos de Covid-19, estando internadas menos de 20 pessoas com a doença no Hospital de Braga”. Destaca, no entanto, a importância da atitude individual na convivência com o vírus.
O autarca defende uma perspetiva de combate adequada às necessidades de cada concelho, apelando à busca por medidas de nível local que “procurem responder a focos de contaminação comunitária”, uma vez que “as realidades são heterogéneas”. Adianta, ainda, não descartar um possível avanço para medidas “mais apertadas”, como a questão do confinamento local em alguns dos concelhos da região.
Sobre a obrigatoriedade de inscrição na app Stayaway Covid, Ricardo Rio, demonstra uma posição cética, não acreditando nesta como uma “solução”. Considera a aplicação “uma falácia” por diversas razões.
“Em termos de resultados práticos, não tem consequências, já que as pessoas não são obrigadas a introduzir os dados caso estejam infetadas e mesmo que estejam em contacto com alguém infetado, não são obrigadas a contactar a unidade de saúde. Isto resulta sempre da consciência individual”, afirma. “Pensar que a aplicação Stayaway Covid é solução para controlar a pandemia é um erro”, remata Ricardo Rio.