A iniciativa do Município de Esposende propõe tornar o concelho num espaço artístico.
O Dia Nacional do Peregrino ficou marcado pela apresentação do novo programa “Arte no Caminho”. Este projeto pretende homenagear, de uma forma criativa, todos aqueles que percorrem o trilho Caminho Português da Costa – Santiago de Compostela.
Numa temática direcionada para as peregrinações, os projetos artísticos estão expostos ao ar livre, por toda a cidade, e devidamente identificados. Desde pinturas a gravuras, o projeto é marcado pela diversidade artística, tendo sempre presente a cocriação.
A iniciativa conta com uma escultura em granito de “São Tiago” e com uma peça em aço corten – “Caminhante”, da autoria de Cláudio Alves e Jorge Braga, respetivamente. Algumas obras terão ainda o contributo da comunidade, deixando, desta forma, um cunho pessoal no projeto.
Neste dia especial, a cidade de Esposende destaca o importante papel do peregrino na sociedade portuguesa e realça a influência social, cultural e económica que abrange. Entre outras parcerias, o projeto recebeu o contributo da Via Veteris, uma associação jacobeia local que se dedica à temática dos Caminhos de Santiago.