Vitória da equipa da casa equilibra as contas dos clubes minhotos.
O Pavilhão Municipal de Famalicão foi, este sábado, palco do dérbi minhoto que pôs frente a frente o Famalicense AC e o Riba d’Ave HC. A partida da quinta jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins terminou com a vitória do Famalicense, que venceu o dérbi com um placard de 6-1.
O dérbi do concelho começou com dois ataques para o Famalicense, mas rapidamente o Riba d´Ave equilibrou a partida e criou uma situação de perigo logo nos primeiros minutos, por intermédio de Dinis Abreu. Ao fim de dez minutos, o equilíbrio na partida continuava a prevalecer, no entanto os visitantes venciam no número de situações de perigo.
A primeira grande oportunidade de golo surgiu a faltar pouco mais de dez minutos para o final da primeira parte, quando o Riba d´Ave favoreceu de um livre direto. Na cobrança, Andrés Castaño permitiu a defesa do guarda redes do FAC. Por esta altura, as grandes figuras do encontro eram os guardiões das duas equipas, que conseguiram manter as suas balizas invioladas até aos 17 minutos do primeiro tempo.
A faltar pouco mais de cinco minutos para o fim da primeira parte, de livre direto, Juan López inaugurou o marcador e fez o primeiro do Famalicense. Antes do intervalo, ainda houve tempo para o segundo golo da equipa da casa. Hugo Costa, aproveitou a passividade dos homens do Riba d´Ave para fazer o 2-0.
Depois do intervalo, a dinâmica da primeira parte manteve-se, prevalecendo o equilíbrio na partida. Aos quatro minutos do segundo tempo, a equipa do Riba d´Ave favoreceu de um novo livre direto, que foi novamente defendido pelo guarda-redes João Peixoto. Um minuto depois do remate de bola parada, o árbitro voltou a apontar para o castigo máximo, desta vez a favor do Famalicense. Juan López não vacilou e fez o terceiro golo da equipa, bisando na partida.
Aos dez minutos, os visitantes voltaram a beneficiar de um livre direto, mas a sorte não estava do lado da equipa, e Micolli desperdiçou mais uma grande oportunidade para diminuir a desvantagem no resultado. Nos últimos dez minutos, o encontro ficou ainda mais partido com as duas equipas a arriscar tudo e atacar a baliza adversária. Nos minutos seguintes, os conjuntos voltaram a falhar livres diretos, Dinis Abreu da parte da equipa visitante, e Juan López da parte do clube da casa.
Aos 20 minutos, depois de uma boa jogada do Famalicense, Gabi Silva apareceu na cara do guarda-redes adversário e fez o quarto golo da partida. Dois minutos depois foi Pedro Mendes a faturar depois de uma jogada bem delineada que resultou no 5-0. Depois de várias investidas, o Riba d´Ave também conseguiu marcar e reduzir a desvantagem do resultado, num golo algo caricato de Miguel Fortunato. Antes do final do jogo, Pedro Mendes aproveitou a desconcentração do adversário para fazer o último golo do Famalicense e colocar um ponto final no resultado (6-1).
Depois deste jogo, ambas as equipas minhotas somaram três pontos, sendo que o Famalicense AC se encontra no 12º da tabela classificativa, enquanto que o Riba d´Ave HC vem logo a seguir no 13º lugar. No próximo encontro, a equipa de Famalicão desloca-se a Tomar, e o clube de Riba d´Ave recebe o HC Turquel, dois jogos a contar para sexta jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.
Recorde os destaques da partida.