O Festival Política realiza-se em Braga entre os dias 15 e 17 de outubro. A programação conta com atividades desde debates a performances, tendo o Ambiente como tema central.

O Festival Política oferece uma variedade de atividades e eventos que possibilitam o acesso à informação, à discussão e partilha de ideias, de uma forma neutra. Os diversos espaços permitem dar a conhecer novos assuntos e, até, complementar conhecimentos sobre temas já regulares.

Em entrevista ao ComUM, Marília Barros, uma das embaixadoras do evento, acredita que a participação no Festival Política é fundamental. No evento, “há o confronto com outras opiniões e outros pensamentos e isso é importante para o crescimento dentro e fora das problemáticas que se defende”, justifica.

A embaixadora acrescenta ainda que “as camadas mais jovens, podem encontrar aqui [Festival Política], espaços em que vejam os seus interesses representados”. Deu como exemplo os problemas ambientais, pois “são maioritariamente debatidos e levantados pelos jovens”. Por essa razão, o tema central do Festival Política é o Ambiente.

Em adição ao mencionado, está a necessidade de se falar sobre a polémica ambiental após a pandemia, devido, entre outras razões, ao aumento do consumo de plástico. Marília Barros diz que compreende que “resolver os problemas trazidos e expostos pela Covid-19 seja uma prioridade”, mas que “uma problemática não exclui necessariamente a outra”.

“É imperativo questionar a que tipo de ‘normal’ queremos voltar”, destaca a responsável. O Festival Política entra exatamente no aspeto de “entender de que forma se pode trabalhar estes desafios, sem afetar os recursos necessários atualmente, como os equipamentos médicos”.

Adiante, Marília Barros declara que discutir e refletir sobre política numa situação de crise como a que se vive “torna o debate político difícil”, mas que é “fundamental fazê-lo”. “É nestes momentos, que as diferenças e problemas sociais ficam ainda mais claros e são ainda mais sentidos. A instabilidade e insegurança que vivemos atualmente, não deve ser desculpa para um alheamento com a vida política”, explica.

Este ano, e por causa das restrições impostas pela Direção-Geral de Saúde, o Festival Política vai contar com um número reduzido de pessoas nas atividades presenciais. No entanto, será possível assistir a uma série de debates online partilhados através do Facebook do Festival Política.