Francisca Jorge qualificou-se, este sábado para as meias-finais do quadro principal de singulares do Porto Open.
Num encontro que estava suspenso da jornada de sexta-feira devido ao mau tempo, a tenista Francisca Jorge liderava por 1-6, 7-6(4) e 3-1 quando a espanhola Andrea Lazaro Garcia desistiu com uma lesão no pé.
Depois de um início em que o vento não ajudou, a jovem vimaranense conquistou o importante primeiro ponto, que lhe permitiu vencer o jogo de serviço e confirmar o break conseguido ainda na véspera. Mas Lazaro Garcia, não desistiu e conseguiu adiar a decisão até ao tie-break, onde Francisca Jorge voltou a ser mais consistente e agressiva para estabelecer a igualdade no encontro.
Chegado o parcial decisivo, o duelo não demorou muito a ficar resolvido. A minhota foi a primeira a ceder o serviço, mas retaliou de imediato e ao quarto jogo voltou a impor-se no jogo. Andrea Lazaro Garcia não resistiu às dores e ao desconforto causados por uma ferida no pé direito e desistiu do encontro.
“Sinto que joguei bem e fui bastante competente no segundo set. Ontem o primeiro foi muito rápido, eu estava a fazer bons pontos e a dominar a maioria, mas ela é ‘carraça’ e na corrida devolvia as bolas com muita qualidade. Forçou-me a querer fazer mais em cada bola para terminar e isso resultou nalguns erros, não muitos, mas fizeram a diferença. Mas hoje estive muito bem, tentei ser agressiva e fazer mais variações e acho que concretizei bem isso”, referiu a atleta minhota ao Raquetc no final da partida.
Apurada para as primeiras meias-finais da carreira em torneios de 25 mil dólares, que já lhe garantem a conquista de 18 pontos, Francisca Jorge já conhece a adversária, Cristina Bucsa, mas não o horário do encontro.