Os gilistas perderam, pela primeira vez, na presente edição da Liga NOS.

O Estádio do Dragão recebeu, este sábado, o encontro entre o Gil Vicente e o FC Porto. A partida da jornada cinco da Liga NOS ficou marcada pelo domínio dos dragões, que venceram por 1-0.

Os primeiros momentos do jogo mostraram equilíbrio e foram precisos 25 minutos para que fosse criada a primeira oportunidade de golo. Os barcelenses saíram rápido para o ataque e surgiram em superioridade numérica no meio campo portista. Contudo, na conclusão da jogada, Leautey não conseguiu bater o guardião azul e branco.

Este lance acordou a formação comandada por Sérgio Conceição, que, num espaço de três minutos, ameaçou por três vezes a baliza de Denis. Contudo, nenhuma das chances foi transformada em golo e o nulo manteve-se. O golo inaugural surgiu ao minuto 41, por intermédio de Evanilson. À esquerda do ataque dos dragões, Nakajima fez um cruzamento tenso para o coração da área gilista.

O camisola 30 dos portistas deu o melhor seguimento ao passe do nipónico e fez o 1-0, resultado que não sofreu alterações até ao intervalo. A equipa azul e branca voltou mais forte dos balneários e superiorizou-se aos forasteiros. No decorrer do minuto 56, Romário Baró rematou contra o braço de Ygor Nogueira e, com a ajuda do VAR, o árbitro assinalou o castigo máximo. Da marca dos onze metros, Matheus Uribe não foi capaz de vencer o duelo com Denis.

Nos minutos seguintes, Fábio Vieira ficou, em mais do que uma ocasião, com boas hipóteses de aumentar a vantagem do FC Porto, mas o tento não apareceu. Ao minuto 73, Zaidu carregou em falta Joel Pereira, à direita do ataque da turma de Rui Almeida, e viu o segundo amarelo.

Com os dragões reduzidos a dez unidades, os barcelenses instalaram-se no meio campo adversário. Apesar do controlo da posse de bola, a formação visitante não criou oportunidades claras de golo e a partida chegou ao fim com a vitória dos portistas por 1-0.

Com esta derrota, os gilistas assumem, à condição, o décimo posto da tabela classificativa, com cinco pontos. Na próxima quarta feira, o Gil Vicente viaja até Lisboa para defrontar o Sporting CP, em jogo afeto à jornada um da Liga NOS.

Recorde ainda: Vitória SC vence na estreia de João Henriques