Esta semana foi anunciada a programação do gnration para os meses de novembro e dezembro. Para o diretor artístico, Luís Fernandes, os nomes confirmados continuam na linha do que é habitual.
A programação de novembro e dezembro do gnration inicia com Lucrecia Dalt, no dia 7 de novembro e Kali Malone no dia 18 do mesmo mês. Os artistas já tinham estado na programação mas com a pandemia tiveram de reagendar as sessões.
Em relação à situação pandémica, Luís Fernandes afirma que “com exceção de Abul Mogard, os espetáculos são quase exclusivamente de artistas que vivem cá em Portugal”. Abul Mogard irá apresentar o seu trabalho dia 4 de Dezembro. Além disso, o diretor artístico admite que habitualmente a programação do gnration é muito internacional e agora está mais focada no nacional, o que “é reflexo da pandemia”.
Quanto aos artistas nacionais, no dia 21 de novembro sobe a palco a histórica banda dos anos 90 Três Tristes Tigres, que irá apresentar o seu mais recente álbum, “Mínimo Luz”. O projeto audiovisual “A Azenha” que junta Cláudia Guerreiro e Rui de Carvalho mais conhecido como Filho da Mãe, será apresentado dia 28 de novembro.
No último mês do ano, o gnration apresenta a quinta edição do Ocupa, evento de música eletrónica e arte digital que irá ocorrer durante dois dias. No primeiro dia, 18 de dezembro, vai decorrer a apresentação pública do Clube de Inverno, um espaço para a improvisação para a exploração de música e do som, que irão ser coordenados por Paulo Furtado, dos The Legendary Tigerman, e pelo cineasta Rodrigo Areias.
Já no dia 19 a relação entre o som e a imagem em movimento será discutida em dois painéis moderados por Daniel Ribas, professor na Universidade Católica Portuguesa e crítico no jornal Público, e Vítor Ribeiro do Close- Up, o Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão. As conversas contam com a participação do músico Paulo Furtado, o cineasta Rodrigo Areias, o professor na Universidade de Belas Artes do Porto e membro da Haarvol, Fernando José Pereira e Ana Deus, artista.
No Ocupa é ainda possível ver o dueto Inês Malheiro e Gonçalo Penas que irão apresentar “Canal – Conduto”, a pedido do gnration. Por outro lado, Haarvol irá trazer um coletivo de música experimental e eletrónica que vai musicar “O Gabinete de Dr. Caligari”, filme mudo de Robert Wiene.
No programa será ainda possível ver exposições de Ralf Baecker e o coletivo Transforma.