A construção da nova unidade hoteleira deverá estar concluída antes do verão de 2022.

O Município de Viana do Castelo e a empresa imobiliária Rendimo assinaram esta quinta-feira um contrato de investimento para uma nova unidade hoteleira. O B&B Viana Hotel, da cadeia B&B Hotels, vai ocupar 4.000 metros quadrados num quarteirão localizado entre a rua Tenente Coronel Afonso do Paço e a estrada da Papanata, junto à ponte Eiffel.

A unidade hoteleira vai ter 116 quartos, reforçando, assim, a oferta hoteleira da cidade e do concelho. O investimento é de 5,171 milhões de euros e vai permitir a criação de 20 postos de trabalho diretos e indiretos. O hotel deve entrar em funcionamento, em princípio, antes do verão de 2022.

Segundo o autarca vianense, José Maria Costa, este é “o primeiro investimento depois de a autarquia ter apresentado o programa de incentivos ‘Ativar a Economia, Aumentar o Emprego’”. “É uma prova de confiança na cidade, no concelho e no Alto Minho”, considerou. O edil destacou ainda a “internacionalização da cidade”, frisando que a capital do Alto Minho “começa a ser olhada com muito interesse pelas cadeias internacionais”.

Celso Ferreira, promotor da Rendimo, reforçou que este investimento hoteleiro “mostra a competitividade do território”. Salientou também a “audácia do Município de Viana do Castelo” ao lançar um conjunto de incentivos à reativação económica. “O cruzamento de clusters na região dá-nos a garantia que este é um projeto sustentável e rentável a nível do turismo de lazer e do turismo de negócios”, admitiu o responsável.

Torcato Faria, da B&B Hotels, revelou o design do hotel. Neste sentido, referiu que a unidade vai ter um estilo “techno-chic”, correspondendo a um “smart hotel moderno, confortável e atrativo para o cliente”.

A B&B Hotels é uma cadeia hoteleira com início em França, em 1990. Para além de quatro hotéis em Portugal, conta com mais de 500 hotéis e 40 mil quartos distribuídos por 12 países. A ambição da empresa é terminar o ano de 2020 com mais de 620 hotéis e, aproximadamente, 55 mil quartos.

Recorde-se que, em 2019, José Maria Costa pediu mais investimento hoteleiro na cidade, uma vez que o número de turistas na região se tem mantido coerente nos últimos cinco anos. Apesar disso, em termos turísticos, Viana do Castelo tem crescido acima da média nacional nos últimos anos, atraindo cada vez mais visitantes portugueses e estrangeiros.