Sobre o nome “Aqualastic: educar, reduzir e valorizar”, a iniciativa resulta de uma candidatura do Laboratório da Paisagem ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.
As propostas do projeto “Aqualastic” vão ser apresentadas esta quinta-feira no âmbito da programação da Green Week Guimarães. Segundo o Laboratório da Paisagem, o projeto “tem como objetivo principal reduzir o impacto dos plásticos nos ecossistemas” e conta com um orçamento total de 63 mil euros.
A apresentação global do projeto irá espelhar algumas das propostas já pensadas, nomeadamente “a criação de um protótipo de uma “EcoBarreira” numa das linhas de água urbanas de Guimarães, bem como de filtros personalizados para a retenção de resíduos em sumidouros de águas pluviais”.
Para além disso, prevê-se a promoção da economia circular, “através de ações que visarão a divulgação de estratégias e projetos de valorização de resíduos”, nomeadamente os resíduos plásticos de uso único e a valorização dos resíduos recolhidos através das infraestruturas verdes criadas.
Além da apresentação global do projeto, a Green Week Guimarães conta com algumas ações que procuram a reflexão individual dos comportamentos do quotidiano. Nomeadamente uma exposição fotográfica na Rua Dr. Avelino Germano, uma instalação artística no Largo do Toural e quatro intervenções de arte urbana no Bairro C (Couros).