A medida resulta da articulação do município com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde Norte, com o objetivo de responder à situação epidemiológica.

Segundo a Câmara Municipal de Guimarães, a equipa “está constituída para apoio às escolas no sentido de intervir, tendo todos os dados de informação, ao pormenor, sobre a situação epidemiológica da comunidade escolar”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, avançou, anteriormente, que a falta de informação disponibilizada pelas autoridades de saúde limita a capacidade de apoio e resposta do município. Agora, com o acesso aos “dados do Ministério da Saúde é permitido uma intervenção direta e mais eficaz, através do conhecimento das pessoas ou famílias afetadas pela pandemia”.

Para além disso, referiu que as equipas terão acesso à informação, “sendo lideradas pela Autoridade de Saúde Pública, integrando a Proteção Civil Municipal, para atuar nas diversas áreas”. Apesar de querem alargar o público abrangido, “a primeira equipa multidisciplinar é para dar resposta à comunidade escolar – trabalhando com os agrupamentos escolares e a Delegada de Saúde ”.

A iniciativa vai, assim, permitir comunicar “com as famílias no âmbito do apoio administrativo e técnico para libertarem os médicos da saúde pública de trabalho logístico e administrativo e aumentar-se a capacidade de resposta aos problemas da comunidade”, afirmou Domingos Bragança.