A Green Week Guimarães decorre de 10 a 18 de outubro, albergando um conjunto de iniciativas que pretendem alertar e sensibilizar a população para a defesa do ambiente.

Apesar das atuais circunstâncias, a iniciativa do município de Guimarães defende que não se pode deixar “de assinalar a importância de um futuro mais sustentável e mais verde”. Para isso, foi projetado um programa alternativo, “capaz de fazer passar a mensagem à população, com exposições, palestras, ações de formação e conferências, entre outras propostas”.

Deste modo, de 10 a 18 de outubro, podem ser visitadas variadas exposições fotográficas. “Uma em pleno centro da cidade, inserida no projeto “Aqualastic”, do Laboratório da Paisagem, instituição que acolhe ainda uma sobre a Veiga de Creixomil. Por fim, o “Observatório Natural”, está patente nos Jardins do Centro Cultural Vila Flor”.

As conferências e palestras apresentam limites de pessoas, sendo sujeitas a inscrição prévia. A oferta é variada, passando pela “conferência final do projeto europeu Risk AquaSoil, à gestão do espaço público sem herbicidas ou técnicas de remoção de flora invasora”. A Câmara Municipal de Guimarães dá ainda destaque à “ação de observação de aves na Veiga de Creixomil, para assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias,” e o “lançamento do livro de um projeto finalizado do Laboratório da Paisagem, ‘Lagoas e Charcas do rio Ave’”.

De acordo com o Laboratório da Paisagem, o “Workshop Final RiskAquaSoil: Plano Atlântico de Gestão de Riscos no Solo e na Água” “pretende contribuir para uma melhor ação de coordenação na deteção, gestão e reabilitação das zonas rurais, associados aos riscos naturais, climáticos e humanos”. A iniciativa conta com a presença de diversos especialistas, investigadores e docentes.

Para além disso, o município avança que a Edição 2020 da Green Week Guimarães irá incluir atividades do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães. Das mesmas, destaca “a atividade “Pequenos Exploradores”, que terá lugar no Parque da Cidade, no dia 17, e uma exposição fotográfica de insetos ‘Ptera | Asa’”.

Por fim, a Câmara Municipal de Guimarães deixa “um convite para que possa descobrir mais sobre as boas-práticas de sustentabilidade em Guimarães”, percorrer a rota que inclui “um conjunto de locais como a Academia de Ginástica, as Bacias de Retenção ou a Horta Pedagógica”.

A rota compreende “áreas de natureza, infraestruturas e serviços que demonstram soluções integradas e ambientalmente sustentáveis, que respondem às necessidades da cidade e aos desafios globais”. Além dos espaços referidos anteriormente, está incluído “o principal pulmão verde de Guimarães”, a montanha da Penha; o parque da cidade, um  dos elementos essenciais para “a criação da diversidade ecológica e paisagística da zona”; e o “exemplo maior de reabilitação urbana”, Couros, que conta com diversas manifestações artísticas da iniciativa Bairro C.

O programa completo da edição de 2020 da Green Week Guimarães poderá ser consultado em www.greenweek.pt.