Os percursos de transportes vão ser desenvolvidos em conformidade com as reservas dos utentes.

Guimarães cria o Serviço de Transportes de Passageiros Flexível para contextos de baixa procura. O serviço vai atenuar a falta de transportes durante os fins de semana, feriados e períodos noturnos. As viagens vão ser realizadas inicialmente por três mini-bus, 100% elétricos. A decisão foi partilhada esta terça-feira através de um comunicado emitido pelo município.

O Serviço de Transporte de Passageiros Flexível “é um serviço que vem dar resposta às carências que hoje se verificam no concelho de Guimarães”, declarou o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança. Os transportes vão estar disponíveis durante o período escolar e férias escolares, nos dias úteis, fins de semana e feriados. Ao longo do dia os transportes vão funcionar das 8 às 20 horas e durante a noite, entre as 20 e as 24 horas.

As reservas vão poder ser efetuadas com um dia de antecedência e os serviços vão ser providenciados tendo em conta os pedidos efetuados. Os utentes podem realizar reservas através do telefone, aplicação ou website. O preço afixado, segundo o presidente da Câmara, vai ser o valor pago no serviço regular.

O serviço vai chegar a dez zonas em duas linhas, uma no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e outra na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.