Custa 20 milhões de euros e começa a funcionar em 2021.

No âmbito do seminário organizado pelo programa Portugal INCoDe.2030, sobre a nova estratégia para a expansão do MACC – Minho Advanced Computing Center, foi anunciada a chegada de um novo supercomputador a Guimarães, que será instalado no Ave Park. O anúncio realizou-se no campus de Azurém da Universidade do Minho.

A sessão contou com a presença, por videoconferência, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino superior, Manuel Heitor, que fez questão de pedir uma maior “articulação entre o setor privado e público” para uma estratégia a nível europeu na área da computação. De realçar que o novo supercomputador tem o nome de “Deucalion” e vai estar disponível para uso de empresas privadas.

O “Deucalion” é central para a estratégia nacional de computação avançada, definida pelo Ministério da Ciência para o desenvolvimento de infraestruturas, tecnologia e serviços informáticos avançados que vão fortalecer a ciência científica, capacidades tecnológicas e competitividade industrial.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança garantiu que “a Câmara de Guimarães continua a abraçar projeto para o futuro”. Destacou que 80% dos fundos comunitários do programa 2020 foram aplicados em projetos da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

O seminário ficou ainda marcado por debates no âmbito dos serviços de computação avançada que sirvam, não só grupos de investigação, mas também empresas.