A situação epidemiológica grave no concelho levou à adoção de medidas mais restritivas em relação à atividade cultural.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães determinou, este domingo, a suspensão temporária dos espetáculos programados para os equipamentos culturais do concelho.

Em comunicado, Domingos Bragança esclarece que a restrição vai vigorar “até que a Proteção Civil Municipal, na qual têm assento as autoridades de saúde e segurança, conclua das medidas a tomar”. Acrescenta que, entretanto, vão ser “ouvidas as entidades gestoras dos equipamentos municipais que acolhem espetáculos”.

A posição camarária foi tomada “em face das notícias e imagens” sobre um espetáculo realizado este sábado no Multiusos de Guimarães. O espetáculo “Stand-Up Sessions” contou com os humoristas Hugo Sousa, Nilton e Ana Garcia Martins.

A influencer e comediante gerou polémica ao partilhar uma fotografia do recinto na sua conta de Instagram. Na imagem, vê-se a plateia do espetáculo, dando a impressão de um grande aglomerado de pessoas.

Apesar da polémica, o comunicado enviado este domingo refere que o evento “cumpriu o plano de contingência aprovado pelas autoridades de saúde”. “Num layout de sala com capacidade para 2466 lugares, só foram ocupados 964 lugares correspondendo a 40% da lotação”, pode ler-se na nota.

“Contudo, a situação epidemiológica que atualmente se verifica no concelho obriga a adoção de regras mais restritivas do que aquelas que atualmente estão previstas no quadro legal aplicável a estas situações”, reconhece Domingos Bragança.

Recorde-se que Guimarães regista 1417 casos confirmados de infeção por Covid-19, segundo dados da Direção-Geral de Saúde reportados este sábado. O município, a par da região de Lisboa e Vale do Tejo, é das zonas do país que, neste momento, mais preocupa as autoridades sanitárias.