O incentivo ao emprego qualificado e o desenvolvimento do concelho de Famalicão como um ecossistema sustentável e desenvolvido empresariamente são metas que pretendem atingir.

A mais recente incubadora situa-se no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior, CIIES, no Vale S. Cosme. A inauguração deu-se esta última segunda-feira, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha. Inicialmente, admitem a presença de dez startups às quais serão proporcionadas um ecossistema inovador e sustentável.

“Queremos que esta incubadora estimule o surgimento de projetos que sejam sustentáveis, mas queremos também que os projetos que aqui nasçam ajudem à sustentabilidade de outras empresas”, afirmou o autarca de Famalicão. Sendo este um projeto que visa proporcionar o crescimento económico e social do concelho. “Infelizmente sabemos que muitos projetos empresariais provocarão o esgotamento dos recursos naturais e nós temos que combater esta tendência criando no mercado condições para que os projetos empresariais possam conviver com esses mesmo recursos naturais assegurando a longevidade dos mesmos”, sublinhou Paulo Cunha.

A rede Incubadora Famalicão Made In faz parte da Rede Nacional de Incubadoras. O apoio, a promoção de novos negócios que permitam o contínuo crescimento do setor industrial de Famalicão, a fixação e o desenvolvimento de uma economia a nível local com propostas competitivas e inovadoras são alguns dos objetivos desta rede. O incentivo ao emprego qualificado e o desenvolvimento do concelho de Famalicão como um ecossistema sustentável e desenvolvido empresariamente são metas que pretendem atingir.

O Concelho de Famalicão tem mais duas incubadoras, uma no polo Edifício Globus focada serviços gerais e outra localizada no polo da Riopele que trabalha mais centralizada em serviços industriais. “Deram-nos todas as condições que precisamos para termos sucesso no nosso projeto”, proferiu Rita Duro, uma das primeiras inquilinas da Incubadora Famalicão Made IN, criadora IDuro (marca de criação e comercialização tanto de calçado como de vestuário com aplicação de novos materiais, com particular atenção para a reutilização dos mesmos).