Ainda falta uma eliminatória para o vimaranense conseguir chegar ao quadro principal do torneio.
O tenista vimaranense João Sousa, 80.º jogador no ranking mundial, garantiu um lugar na segunda e última ronda de qualificação para o torneio de Antuérpia, na Bélgica, ao vencer o atleta italiano Andreas Seppi. João Sousa bateu o veterano jogador em três “sets”, pelos parciais de 6-4, 2-6 e 6-4, num confronto que durou 2h07.
O primeiro set foi muito bem disputado, com o equilíbrio a dominar o confronto. O vimaranense teve um jogo de serviço complicado e ainda teve de salvar três break points. O tenista português conseguiu confirmar o jogo e, pouco depois, quebrou o serviço a Andeas Seppi e adiantou-se no marcador por 4-3. João Sousa aproveitou a vantagem até ao fim do parcial.
O segundo set contou com muitos breaks. Andreas Seppi venceu o jogo de serviço e quebrou o serviço de Sousa para chegar ao 2-0. Cinco jogos consecutivos terminaram em break, antes do italiano vencer um jogo de serviço pela segunda vez e avançar no marcador por 5-2.
No pior momento do encontro, João Sousa voltou a ver o serviço ser quebrado e o italiano conseguiu um parcial de 3-1. O português conseguiu vencer os quatro jogos seguintes e ficou a apenas um jogo de vencer o encontro. O vimaranense não cedeu e no quinto match point conseguiu fechar o confronto e somar mais uma vitória.
Para conseguir chegar ao quadro principal, João Sousa precisa ainda de superar, na próxima segunda-feira, o finlandês Emil Ruusuvuori, 98.º da tabela mundial.