Superioridade vianense na segunda metade ditou resultado do dérbi minhoto.
O Pavilhão Municipal de Famalicão foi o palco do dérbi minhoto que opôs Famalicense AC e Juventude de Viana. No jogo a contar para a jornada três do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, os vianenses levaram a melhor por 0-3.
Os conjuntos entraram muito fortes na partida, mas o Famalicense foi mais pressionante. Apesar de os famalicenses terem beneficiado de um livre numa boa posição, a Juventude de Viana defendeu bem e lançou-se no contra ataque.
A equipa de André Azevedo ainda pediu desconto de tempo, mas pouco depois foi marcado um livre direto a favor da turma da casa. Juan Garcia deu uma stickada forte, mas Jorge Correia não permitiu o golo famalicense.
Os vianenses foram crescendo na partida e mostraram a sua habilidade no ataque. Ainda nos primeiros 20 minutos de jogo, ambos os guarda-redes foram chamados a intervir mais do que uma vez. O equilíbrio foi a palavra-chave durante toda a primeira parte do encontro.
Juan Garcia teve a oportunidade de inaugurar o marcador através de uma grande penalidade. O guardião vianense, Jorge Correia, esteve muito atento e defendeu o remate fortíssimo do Famalicense. As equipas recolheram ao balneário com 0-0 no placard.
No regresso ao campo, os conjuntos voltaram a repetir a receita do tempo anterior. Desta vez foram os marujos a atacar primeiro. Remi Herman podia ter feito o primeiro da partida através de um livre direto, mas Joaquim Peixoto negou o golo ao vianense.
Pouco depois, e apesar do equilíbrio notório ao longo da partida, o marcador acabou por ser inaugurado. Nélson Pereira, depois de uma assistência de Diogo Cardoso, não poupou na força e rematou para o interior da baliza famalicense.
Após o golo dos marujos, os pupilos de Vítor Silva subiram no terreno e foram mais ofensivos. A equipa de Viana continuou a criar oportunidades para marcar, mas sem sucesso. Foi já nos nove minutos finais que se voltou a ouvir festejos no pavilhão.
Pedro Batista procurou um espaço livre e, depois da assistência de Francisco Silva, não falhou o remate. A equipa dos marujos aumentou a vantagem no marcador para 0-2. Na jogada seguinte foi a vez de Francisco Silva fazer o seu primeiro golo na partida, deixando o placard em 0-3.
A partida continuou muito bem disputadas, mas com superioridade da Juventude de Viana. Contudo, a equipa da casa ainda conseguiu diminuir a vantagem. Nuno Silva assistiu Pedro Mendes, que não facilitou no remate e fez o primeiro para os famalicenses.
Pedro Mendes ainda teve oportunidade de fazer o segundo na conta pessoal, mas falhou o livre direto. A equipa da casa beneficiou de um penalti, mas Jorge Correia voltou a estar a alto nível e defendeu o remate de Hugo Costa.
Sobrando apenas dois minutos para o final do encontro, Rui Silva viu o primeiro cartão azul da partida. Na marcação do livre direto, Joaquim Peixoto defendeu o remate de Diogo Cardoso e manteve o 1-3 no marcador. Vítor Silva também viu cartão azul, mas desta vez Pedro Batista não falhou a conversão do livre direto.
O apito final ditou a vitória dos marujos por 1-4. Na próxima jornada, a equipa famalicense desloca-se a Lisboa para enfrentar o Sporting CP e a Juventude de Viana recebe os leirienses do HC Turquel.
Recorde ainda: Hóquei em Patins. OC Barcelos goleia HC Turquel na segunda jornada