Exibição pouco conseguida dos cónegos resultou na segunda derrota da época.
O Moreirense deslocou-se ao Estádio dos Arcos para defrontar o Rio Ave. Num encontro a contar para a sexta jornada da Liga NOS, a equipa da casa foi mais feliz e venceu por 2-0.
A formação de Moreira de Cónegos chegou a este jogo com vários ausentes devido à Covid 19, inclusive o treinador, Ricardo Soares. Do lado do Rio Ave, Mário Silva também não se encontrou no banco devido a uma indisposição gástrica.
O jogo começou com o Rio Ave a criar mais perigo e, logo aos dois minutos, após combinação com Bruno Moreira, Diego Lopes testou a atenção de Pasinato. O guardião brasileiro mostrou-se seguro a evitar o golo do médio.
A equipa vilacondense continuou mais pressionante e o golo veio mesmo a surgir. Ao minuto 15, um grande passe de Pedro Amaral encontrou Diego Lopes no corredor esquerdo, que passou atrasado para Piazon. O camisola 14 apareceu livre de marcação à entrada da área e, de pé esquerdo, fuzilou as redes da baliza dos cónegos.
O Moreirense procurou responder rápido e Filipe Pires colocou mesmo a bola dentro da baliza, mas o árbitro da partida, Iancu Vasilica, já tinha interrompido o lance devido a fora de jogo de Pedro Nuno. Os axadrezados estavam a viver o melhor momento desde o apito inicial e, dois minutos depois, Kieszek derrubou Ferraresi dentro da grande área e o árbitro da associação de Vila Real apontou mesmo para a marca dos 11 metros. Para desilusão da equipa, este sábado, comandada por Leandro Mendes, o árbitro reverteu a decisão após consultar o vídeo-árbitro.
A formação de Vila do Conde tentou contrariar as intenções dos cónegos e assumir o jogo. Filipe Augusto, após uma boa triangulação do ataque rioavista, descobriu Carlos Mané no meio e tentou o passe. Fábio Pacheco, ao tentar intercetar, jogou a bola com o braço. Iancu Vasilica decidiu, mais uma vez, pela marcação de um penálti que veio a ter o mesmo desfecho do anterior. Após consulta do vídeo-árbitro, o juíz entendeu que não havia irregularidade no lance e o jogo prosseguiu. No período final do primeiro tempo, o equilíbrio manteve-se e o placard não se alterou. O Rio Ave seguiu com vantagem para os balneários.
A segunda parte começou de uma maneira idêntica à primeira com o Rio Ave a criar mais perigo. Bruno Moreira descobriu Carlos Mané solto na esquerda, só que o pé esquerdo do extremo português não estava afinado e a bola saiu por cima da barra.
O técnico da formação de Moreira de Cónegos pediu mais à sua equipa para tentar chegar à igualdade e Filipe Pires respondeu com um cruzamento traiçoeiro, mas Kieszek segurou a vantagem. Pouco tempo depois, Pasinato quase complicou as intenções do clube visitante, que tentava chegar ao empate. Passe mal calculado do brasileiro e Bruno Moreira atento aproveitou, mas redimiu-se o guarda redes dos cónegos e negou o golo do camisola nove do Rio Ave.
O Moreirense cresceu na partida, mas, apesar de ter mais bola, não estava a conseguir criar perigo. Leandro Mendes procurou mexer e colocou David Tavares em campo para tentar destabilizar a defensiva vilacondense. Apesar das tentativas dos axadrezados, o Rio Ave não se acomodou com a vantagem e continuou a disputar de igual para igual o jogo. Com um grande passe longo de Carlos Mané, Lucas Piazon apareceu na cara de Pasinato, mas o remate saiu à figura.
O Rio Ave continuou a manter o controlo do jogo e Pedro Amaral fugiu à defesa do Moreirense dentro da grande área e acabou por ser derrubado por Rosic. Desta vez, a grande penalidade não foi revertida e Piazon não vacilou na marca dos 11 metros. Bisou na partida o médio brasileiro.
Augusto Gama, que comandou a turma de Vila do Conde excecionalmente neste jogo, colocou Tarantini em campo nos minutos finais para o lugar de Carlos Mané. A intenção era segurar a vantagem e travar a reação cónega. O Moreirense ainda conseguiu cimentar-se no meio campo do Rio Ave nos últimos minutos, mas foi insuficiente. O jogo acabou mesmo com a vitória dos vilacondenses por duas bolas a zero.
Com a vitória, a formação de Moreira de Cónegos desceu para o sétimo posto da Liga NOS. No próximo jogo, o Moreirense recebe o Paços de Ferreira no seu reduto, para um encontro da jornada sete da liga portuguesa.
Recorde ainda: SC Braga vence na Ucrânia e segue na frente do grupo