A distinção aconteceu esta quinta-feira, dia Internacional do Idoso.

O Município de Braga foi distinguido com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”. O galardão da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinalou o desenvolvimento de políticas e práticas de promoção do envelhecimento saudável.

Segundo a OPP, as políticas adotadas pelo município bracarense demonstram “um compromisso forte e efetivo. Isto com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

Em nota enviada à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirma que a distinção constitui motivo de orgulho. Salienta também o “compromisso do Município em desenvolver respostas. Estas, assim, contribuem para que a população idosa continue a desenvolver e a partilhar as suas experiências e a cumprir um papel ativo na sociedade”.

“Desde o primeiro momento que assumimos que as respostas sociais e o bem-estar dos cidadãos mais vulneráveis são a nossa principal prioridade”, recorda o autarca. “Temos trabalhado para que os idosos desfrutem de uma qualidade de vida cada vez maior”, acrescenta.

O Município de Braga aposta anualmente em iniciativas de apoio ao idoso. A par dos programas de atividades desportivas e de lazer, como o ‘Braga Ativa’, a ‘Natação Sénior’ ou o ‘Boccia Sénior’, destacam-se outros como o ‘Avóspedagem’ e o ‘Café Memória’.

A estas iniciativas acrescem, então, outros programas como o “Ciclo do Conhecimento”, que estimula a valorização pessoal e social do público sénior, e o ‘Braga a Sorrir’, um projeto pioneiro de saúde oral desenvolvido desde 2014.