Abertura dos cemitérios estava prevista para o Dia de Todos os Santos, mas o agravamento da pandemia levou ao encerramento.

A Câmara Municipal de Vizela resolveu encerrar os cemitérios do concelho desde o dia 31 de outubro a 2 de novembro de novembro. A medida surge como como forma de prevenção, devido ao acréscimo de casos diários de Covid-19 em Portugal.

Na quinta-feira, Portugal registou o maior número de casos de Covid-19. “Tem-se verificado um aumento do número de casos no País” com mais 3.270 casos. “Em particular, na região Norte, [registou-se] mais 1.954, mais de 50 por cento de todo o país”, explicou o município de Vizela. A Câmara Municipal verificou que os principais concelhos da região têm “atingidos picos nunca antes vistos” e “com uma evolução muito significativa e acima das expectativas”, declarou.

A fim de ” assegurar o combate ao surto e a defesa da saúde pública para evitar a transmissão da doença” na comunidade, o município e as Juntas de Freguesias contornam a previsão inicial da abertura dos cemitérios. Tendo em conta o aumento de números de infetados pelo vírus Vizela opta por encerrar os cemitérios nesta época.